Sexta-feira, 24 de Maio de 2019 | 14 : 26
Home Apresentação | Missão Equipe Previsão Notícias Clientes Projetos Contato

 

 

Monitor de Secas do Brasil

Para 2014 o prognóstico da Funceme indica probabilidade de chuvas 40% abaixo da média histórica no Nordeste; e o do Inpe, de 35% abaixo da média. A perspectiva de mais um ano seco provoca alerta, uma vez que os anos 2012 e 2013 foram de baixa pluviosidade, recarga de água mínima, apenas nos pequenos reservatórios. Houve crise na agricultura e pecuária e 1.332 municípios da região (74,2%) estão em estado de emergência desde novembro de 2013.

A rotina de reuniões climáticas mensais que tem sido seguida nos e Estados do Nordeste para o anúncio da estação de chuvas é um das bases que comprovam a maturidade das instituições para a implantação do Monitor de Secas do Brasil. Mesmo sem ter um convênio que rege o trabalho em cooperação das instituições, foi construído um sentimento de rede com a participação nas reuniões periódicas em cada Estado.

A experiência adquirida foi apontada como indicador positivo por Maria Assunção Faus da Silva Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), que lidera a equipe que trabalha no desenvolvimento do Monitor de Secas do Brasil com apoio do Ministério da Integração Nacional e do Banco Mundial.

Leia Mais...



 

Mudanças climáticas já causam queda da produtividade agrícola no mundo

As mudanças climáticas têm causado alterações nas fases de reprodução e de desenvolvimento de diferentes culturas agrícolas, entre elas milho, trigo e café. E os impactos dessas alterações já se refletem na queda da produtividade no setor agrícola em países como Brasil e Estados Unidos.

A avaliação foi feita por pesquisadores participantes do Workshop on Impacts of Global Climate Change on Agriculture and Livestock , realizado no dia 27 de maio, no auditório da FAPESP. Promovido pelo Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, o objetivo do evento foi reunir pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos para compartilhar conhecimentos e experiências em pesquisas sobre o impactos das mudanças climáticas globais na agricultura e na pecuária. “Sabemos há muito tempo que as mudanças climáticas terão impactos nas culturas agrícolas de forma direta e indireta”, disse Jerry Hatfield, diretor do Laboratório Nacional de Agricultura e Meio Ambiente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). “A questão é saber quais serão o impacto e a magnitude dessas mudanças nos diferentes países produtores agrícolas”, disse o pesquisador em sua palestra no evento.

Leia Mais...

 

IPT testou bolas de campeonatos nacionais e internacionais antecipando qualidades e defeitos

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou testes com bolas de futebol de vários campeonatos do Brasil e Europa, inclusive a Brazuca da Copa do Mundo deste ano. Os ensaios foram solicitados pela Proteste Associação de Consumidores. O objetivo foi verificar se as bolas oficiais e réplicas estão de acordo com os sete requisitos internacionais da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), e os pesquisadores também realizaram ensaios aerodinâmicos das bolas que, embora não sejam exigidos pela federação, são fundamentais para evitar problemas como o ocorrido com a Jabulani, que tinha um comportamento errático quando chutada em velocidades próximas a 80 km/h.

Leia Mais...